top of page

Trauma Bonding: o que é

  • Foto do escritor: Lucelena Batista Grillo Prado
    Lucelena Batista Grillo Prado
  • 12 de fev.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 29 de mar.

Trauma-bonding-o-que-é

Trauma-bonding-o-que-é?


Trauma Bonding, Traumatic Bonding, Trauma Bond ou vínculo traumático são termos para se referir à forte ligação emocional desenvolvida a partir de um padrão de relacionamento abusivo. O "Trauma Bond" ocorre quando a vítima possui uma fixação emocional prejudicial que a mantém colada à pessoa que a machuca.


Os dois fatores principais que constituem o Trauma Bonding são:


  1. Desequilíbrio de poder;

  2. Recompensa e punição intermitentes.


Isto é, a vítima está desfavorecida de alguma maneira nessa relação. E as fases agradáveis e recompensadoras são intercaladas com situações de desrespeito, punição ou sofrimento.


A pessoa atingida pelo trauma permanece vinculada sem reconhecer que sofre maus-tratos porque a gentileza e o carinho demonstrados eventualmente pelo agressor são interpretados como amor ou consideração e geram esperança de mudança. Isso ocorre devido ao fenômeno cognitivo do viés de confirmação. Ou seja, a mente busca interpretar informações de maneira a confirmar uma crença, mesmo com evidências contrárias.


Além disso, com a manipulação psicológica, a percepção da vítima é de ser a culpada pelos problemas. E, muitas vezes, há a sensação de que as consequências de um possível afastamento podem ser mais negativas do que a permanência na relação.


O Trauma Bonding se torna um vício emocional, no qual a pessoa ferida busca incansavelmente reconhecimento ou afeto da pessoa que a machuca, tornando-se dependente dessas recompensas. Esse padrão de abuso intercalado com harmonia fortalece a conexão, impedindo o descolamento e o fim do ciclo da violência.


 

10 Sintomas do Trauma Bonding


  1. Não se retirar de relacionamentos que fazem mal à você;

  2. Confiar repetidamente em quem provou não ser confiável;

  3. Aceitar ou se silenciar diante do abuso para evitar conflito ou exposição;

  4. Seguir sendo leal a quem te enganou;

  5. Querer ser compreendido por quem evidentemente não se importa;

  6. Manter interesse, curiosidade ou obsessão por alguém que te causou dor, mesmo que já tenha se afastado;

  7. Se empenhar em ajudar pessoas que foram destrutivas;

  8. Ter sensações permanente de FOG (medo, obrigação e culpa);

  9. Se esforçar para que gostem de você, mesmo que estejam te usando;

  10. Desculpar, minimizar, racionalizar ou acobertar as ações prejudiciais do agressor.


 

Consequências do Trauma Bonding


Trauma-bonding-o-que-é

Um vínculo traumático (Trauma Bonding) pode ter várias consequências negativas no âmbito biopsicossocial:


  1. Problemas psicológicos, como: Depressão, Distimia, Ansiedade, TEPT: Transtorno do Estresse Pós-Traumático, Transtorno do Pânico, Transtorno da Personalidade Dependente, Insônia, Transtorno de Ansiedade de Separação, Compulsão Alimentar, baixa libido, irritabilidade, baixa autoestima, problemas de atenção e memória.


  2. Estresse contínuo com superprodução do hormônio cortisol, desencadeando problemas de saúde, como hipertensão arterial, diabetes, aumento de peso, imunidade baixa, inflamações e doenças psicossomáticas.


  3. Dependência emocional permanente de alguma figura de apego inconstante.


  4. Perpetuação do abuso nas futuras gerações.


 

Como o conceito "Trauma Bonding" surgiu?


O conceito 'Traumatic Bonding' foi usado pela primeira vez pelos psicólogos canadenses Donald Dutton e Susan Painter em um artigo de 1981, no periódico Victimology. Foi o resultado de pesquisas a respeito de laços emocionais complexos produzidos traumaticamente em mulheres espancadas e em outros relacionamentos de abuso intermitente.


A ideia central seguiu sendo estudada e reformulada por inúmeros outros autores até os dias de hoje. Por mais que o termo tenha se originado de esposas sofredoras de violência física, sabe-se que o fenômeno psicológico de conexão emocional forte com o abusador também acontece em outras situações.


 

Tipos de Trauma Bonding:


  • violência psicológica em casais, independente dos gêneros;

  • filhos com pais negligentes, abusadores ou violentos;

  • funcionários com patrões assediadores;

  • famílias narcisistas;

  • amizades opressoras ou exploradoras;

  • relação abusiva entre professor e aluno;

  • refém e sequestrador;

  • ambientes militares tiranos;

  • seitas autoritárias;

  • atletas com treinadores perversos;

  • entre vítimas e criminosos sexuais;

  • cuidadores malévolos de crianças, deficientes, doentes ou idosos;

  • muitas vezes, em convivência com pessoas com Transtornos da Personalidade do Eixo B: Antissocial, Narcisista, Borderline e Histriônica.


 

Tratamento do Trauma Bonding


O tratamento do Trauma Bonding demanda um processo terapêutico de longo prazo, focado em ajudar a vítima a reconhecer a natureza abusiva da relação, reconstruir sua autoestima e desenvolver habilidades para lidar com as sequelas emocionais.


O Trauma Bonding é mais recorrente em quem sofreu os primeiros vínculos traumáticos durante a infância, não aprendendo o que é vivenciar um relacionamento saudável. Por isso, é necessário abordar traumas primitivos com o objetivo de curar a causa-raiz e prevenir outros relacionamentos danosos.



 

Você Não Está Sozinho(a)


Se você está passando por um momento difícil após um evento traumático, saiba que não precisa enfrentar isso sozinho(a). Na Vivare Clínica de Psicologia, Saúde e Bem-Estar, estamos aqui para ajudar você a reconstruir sua vida com saúde emocional e bem-estar.


Entre em contato conosco e agende uma consulta. Juntos, podemos trabalhar para superar os problemas causados pelos Conflitos existenciais e encontrar um caminho do bem estar e resiliência.


​Conheça mais sobre mim neste link. Acesse meu site ou meu consultório virtual para agendar ou entre em contato pelo Whats App!



Lucelena Batista Grillo Prado - Psicóloga Clínica Comportamental

Psicóloga Lucelena Batista Grillo Prado


Psicóloga Clínica Comportamental


CRP 06/47994


Vivare Clínica de Psicologia, Saúde e Bem-Estar







📌 Agende uma consulta e comece essa jornada de autoconhecimento e superação! 💙



Gostou deste conteúdo? Compartilhe com alguém que possa precisar e siga nossas redes sociais para mais dicas sobre saúde mental e bem-estar!



Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page